domingo, 7 de março de 2010

Etiqueta Virtual


Essa semana fiquei sem internet por algumas horas no trabalho, devido à queima do meu modem. Fiquei totalmente em pânico, sem ter o que fazer literalmente, sem poder ler meus e-mails, sem me comunicar! É, a internet se tornou não só útil, necessária, como a gente não pode mais viver sem ela! Não dá! Nem que se queira, é impossível.

Porém, tenho notado como a comunicação pela internet é informal, o que muitas vezes se torna inadequado para o ambiente profissional, às vezes até mesmo para a vida pessoal.

Por isso vão algumas dicas para não cair no relaxamento, e prejudicar relacionamentos devido à comunicação virtual. Por que a net serve para facilitar e agilizar a vida, certo? Vamos lá:

NO TRABALHO
- Sempre seja formal ao escrever e-mails, observando as normas da gramática da língua portuguesa. Nunca comece um e-mail com: "Olá, Fulano, tudo bem?" Prefira o clássico: "Prezado senhor Siclano". Não pergunte se vai tudo bem. A vida pessoal da pessoa não interessa, e sim o assunto profissional que levou você a escrever o e-mail. Se quer pedir alguma coisa a algum funcionário, "solicite". Se está escrevendo a alguém num alto cargo na empresa, use o cargo na frente do nome, a pessoa vai se sentir respeitada. Por exemplo: Presidente Fulano de tal, solicito entrar em contato com o setor Financeiro para ... etc, etc...
- Nunca, jamais, em hipótese alguma, use termos abreviados, como conversa no MSN, como: vc, tbm, tdo, blz, etc etc etc.
- Termine o e-mail de forma respeitosa: Subescrevo-me atenciosamente, Fulana de Tal. Coloque um carimbo automático no seu e-mail com seu nome, seu cargo, seus contatos e o nome da instituição para qual trabalha.
- Nunca se esqueça de colocar no campo Assunto, o motivo do e-mail. Não mande e-mails sem assunto jamais. É capaz de nem serem lidos. Não mande e-mails de rotina com alta prioridade.
- Algumas empresas utilizam programas de bate-papo na comunicação intena. Nesses ambientes, é possível ser mais direto, pois o programa serve juntamente para otimizar a comunicação. Não vá ficar batendo papo com sua amiga sobre a festa de sábado! Sempre que estiver online, coloque um status de ausente quando sair da sua mesa. Sempre que chamar alguém para uma conversa, pergunte antes se a pessoa pode lhe disponibilizar um segundo. Ex: "Flávia, pode falar agora?" Eu não recomendo ficar mandando informações importantes por esses programas, a menos que seja possível salvar no computador a conversa mantida, para sua segurança, é claro! Vai que um fornecedor lhe pede o número da conta para um depósito, você passa por um programa de bate-papo, o fulano não faz o pagamento e alega que você não passou a conta? Você precisa provar que se comunicou. Por isso, salve as conversas.

NA VIDA PESSOAL
- Muitos casais brigam por causa de sites de relacionamento. É muito indelicado ficar destrinchando o perfil do seu parceiro em busca de amigas que você não conhece ou eventos que você não participou. Se você está num relacionamento bacana, seja elegante: procure evitar o Orkut e o Facebook do seu parceiro!
Ao adicionar um novo amigo, mande uma mensagem: "Olá, fulano, sou a Siclana, que estudou com você na sétima série, gostaria de me adicionar?" Diga quem você é, e por que está adicionando a pessoa. Muita gente não gosta de adicionar desconhecidos.
- MSN - não é por que você está online que precisa conversar com toda a sua lista de contatos. Se não puder falar com ninguém na hora, coloque o status de "ocupado" e pronto. Nunca chame alguém "ausente" ou "ocupado" para um bate papo.
- Se você está teclando com alguém, e precisar sair por algum motivo, se despeça. É muito chato estar conversando com alguém e de repente aparecer no status da pessoa: offline.
- Com seus amigos, use e abuse das expressões abreviadas, das carinhas, do que você quiser. Desde que tenha certeza que eles estão compreendendo. Mas tenha o cuidado de não conversar assim no trabalho.

Espero que as dicas melhorem sua comunicação via Net!

3 comentários:

disse...

Sempre penso que existe uma etiqueta virtual, com coisas que podemos ou não fazer. Você fez duas listas interessantes, colocando os dois principais usos da internet.
Pensei em outra. Caso alguém esteja em lan house é bom avisar que se
você cair, é porque o tempo acabou! kkk

Andressa disse...

Ei Nanda... Mas eu não lembro se eu me identifiquei direito no dia que te adicionei no orkut.
Normalmente eu tento me apresentar de maneira que a outra pessoa entenda. Afinal, eu não sou a mesma pessoa de quando tinha 14 anos.
E concordo com vc em todos os itens da sua lista. Tem que existir o mínimo de educação e no caso de o contato ser profissional, o mínimo de formalidade e respeito.
Um grande beijo menina.
Até mais

Fernanda Fiuza disse...

Ah, querida, mas você não é uma desconhecida, você é minha amiga de Blog! Na hora sabia que era você, e adorei ter me adicionado! Bju