sexta-feira, 19 de março de 2010

Cigarro?


Então, a partir de Abril, nada de fumar em lugares fechados e públicos, bares e boates em BH.
Muito bem, essa medida é muito válida. Na verdade, ela pretende coibir o tabagismo através da pressão psicológica. O fumante acaba ficando constrangido de fumar diante das pessoas, como já ocorre muito hoje em dia: as pessoas têm vergonha de fumar, pois está sendo difundido na mídia como fumar é feio, é burrice, é coisa de gente demodé e ignorante.

Mas eu realmente não concordo com os fumódromos, locais fechados onde os fumantes são obrigados a se confinar para fumar, nos locais públicos. Isso me lembra uma zona de quarentena, onde os leprosos era colocados para não contaminarem as outras pessoas, e isso é um ato extremo de segregação que fere tanto os direitos humanos quanto o livre arbítrio do indivíduo. Restringir os locais para fumar não levaria à tolência a outros tipos de restições, como liberdade de ir e vir, como a liberdade de expressão?

Tudo bem, quem fuma não pode incomodar os não-fumantes, mesmo por que quem está perto de um fumante acaba inalando a fumaça tóxica, o que faz mal à saúde. Se o fumante quer prejudicar sua saúde, que o faça longe dos outros. Mas, e o fumante não tem direito de fazer o que quiser, sem encheção de saco dos outros, mesmo que faça mal à si mesmo?

Tanta gente incomoda a gente, sendo grosseiro, mal educado, falando alto nos restaurantes, ouvindo som inadequado em locais em que as pessoas querem sossego?  Enfim, incomodar os outros é uma coisa mais complexa do que acender um cigarro em público, certo?

Então, prometo não implicar com o cigarro de ninguém, desde que ninguém venha ser incoveniente comigo...
E acho que a lei da civilidade começa por aí...

Nenhum comentário: