quinta-feira, 12 de março de 2009

O Fantástico Mundo do Orkut


Nos anos noventa não existia Orkut, e a gente era o que era no colégio. O rapaz franzino de óculos era só o rapaz franzino de óculos, a menina gordinha era a menina gordinha, o capitão do time de futebol era o capitão do time de futebol, a CDF era a CDF, e assim por diante. Cada um do seu jeito, popular ou não, não nos escondíamos por trás de um perfil inventado, nem de fotos retocadas no Photoshop, nem na máscara de popular com 839 amigos...

Hoje em dia a moçada pode ser quem quiser, pelo menos no Fantástico Mundo do Orkut!

Estive visitando o perfil de alguns ex-colegas do colégio. Principalmente as figuras que ninguém se lembra, que não eram populares, que ficavam quietinhas na sombra da timidez... Parecem artistas de novela e celebridades no Orkut! As meninas mais bonitas, aquelas que a gente invejava, ou engordaram além da conta, ou não se preocuparam em editar as próprias fotos... Algumas ótimas surpresas: aqueles péssimos alunos que por vezes eram humilhados por notas medíocres agora estão ingressando em mestrados e pós graduações – na Europa! Alguns parecem ter uma vida mais emocionante que a da Paris Hilton: Férias no Caribe, pesca submarina... Outros colocam fotos de seus tesouros: carros, animais de estimação, filhos, maridos e esposas...

Às vezes penso que vou pirar de tanto rir ao ver as fotos e recados do pessoal do Orkut! É tanta fantasia que me pergunto se as pessoas realmente acreditam nesse mundo virtual que criam, e se isso lhes trás algum consolo...

O Orkut também é algo que vicia, e deve ser usado com moderação. Eu falo por que tenho Orkut desde a sua criação, desde o tempo em que meu perfil tinha 6 amigos e todo mundo podia ler os recados e ver as fotos de todo mundo... Desde então já tive várias “manias” de Orkut... Participar de acalorados fóruns nas comunidades foi uma delas... Havia um fórum sobre a Revista Veja onde fiz terríveis inimizades... o pessoal levava as divergências políticas ao extremos...

Houve a época em que eu não conseguia conhecer ninguém sem adicionar no Orkut... Bastava ver só uma vez que adicionava... E aceitava pessoas que nunca havia visto... Já fissurei em colocar fotos... Não tinha uma festa, um evento que eu não ficava louca para fotografar e postar no Orkut... E também já briguei com namorado por causa disso... Não podia um “aparente” gatinho me mandar recado que o namorado estressava... Não podia ver alguma piriguete ciscando no scrapbook do meu namorado que já espumava de ódio... Já descobri a senha dele e deletei gente que não queria que ele interagisse... Já fui deletada do orkut de desafetos... Já descobri um fórum sobre pessoas que abandonaram o Orkut por alguma razão qualquer... Já morri de raiva quando a moda não era mandar scrap e sim depoimentos (que a gente não consegue ler se a pessoa não deixar).

Enfim, no Orkut todo mundo se ama, todo mundo é seu melhor amigo, todo mundo te deseja Feliz Aniversário, bom fim de semana, Feliz Natal... No Orkut tudo o que parece ser na verdade não é... É a legítima realidade virtual!

Existem até mesmo empresas que visitam o perfil de um candidato a emprego... O que eles esperam descobrir com o Orkut? Onde a pessoa passou as últimas férias? Que está à procura de um amor? Ou como ela fica de biquíni?

Já tive amor e ódio pelo Orkut. Hoje eu curto com moderação... Deixei no meu quadro de amigos pessoas com quem interajo realmente e não pessoas que nunca vi na vida... Acho que é uma forma de estar conectada a pessoas distantes que eu gosto, mas que a correria do dia a dia não nos deixa encontrar sempre... Até coloco fotos editadas às vezes, como uma brincadeira que fiz num Álbum chamado Like Madonna, em que fiz uma foto inspirada nas músicas que eu gosto dela...

Se sou cem por cento autênica no Orkut? Claro que não! Você é?

Nenhum comentário: