quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O Negão está com tudo!!!


Ontem o mundo se rejubilou com a posse do político mais poderoso do mundo, Barak Obama, que fez um discurso perfeitamente politicamente correto, com seu terno mega elegante e sua diplomada esposa ao lado, para uma silenciosa e apaixonada multidão.


Uma grande onda de esperança e boa vontade se espalhou com a ascensão do simpático negão. Primeiro por sua origem misógena e exótica, filho de um queniano com uma americana, neto de fazendeiros africanos. Será Obama a metáfora da união dos povos?


Segundo por ser negro. Quem diria, o país da Ku Klux Klan, dos Skin reads, eleger um negro de origem muçulmana, é uma vitória inimaginável, sobretudo para nós, que de longe, abominamos as políticas de guerra de Bush, a cultura do ódio do pós 11 de Setembro, as ações do terrorismo.


Terceiro por que Obama é mesmo uma simpatia. Sorrisão, simplicidade, objetividade. Sem falar dos modelitos fashion que Michelle, a primeira dama, usa, Chaneizinhos corretíssimos, decotes modernosos e cores alegres.


Obama, a despeito do que o mundo espera dele, parece-me americano demais. Claro que depois de Bush, qualquer um pareceria flexível, acessível e disposto ao diálogo... Mas uma frase em particular do carismático empossado me fez tremer...


"Nós não vamos pedir desculpa por nosso estilo de vida, nem vamos hesitar em defendê-lo".


Com certeza o maior orgulho americano é o american way of live. Abalados com a crise, mediante o desemprego, com certeza os americanos temeram por seu estilo de vida abastado, seus enlatados, seus produtos altamente poluentes.


Enquanto isso na África, a guerrilha ainda mata milhares, as crianças morrem de fome e doenças primárias, o analfabetismo corrói uma cultura já primitiva e desonrada.


Enquanto isso em Israel, um cessar fogo provisório é preterido à custa de vidas de crianças inocentes.


Enquanto isso no Brasil, a macarronada corre solta!


Penso se Obama consegue, só por um minuto, compreender o tamanho da responsabilidade que tem nos ombros, e quantos ontem à noite foram dormir imaginando-o a salvação do mundo... Seis bilhões e meio de pessoas esperando que ele olhe à sua volta, não somente para o imponente EUA, mas para esse Globo doente onde a gente quase não vive, a gente sobrevive mesmo!

2 comentários:

Danielle Luciano disse...

A responsa pro Obama é muito grande, é praticamente ser presidente do mundo...

Amiga, topa ser colunista num blog de jornalismo cultural? Convite meu e da Rafa. Eu sou colunista de tecnologia. Posto quinzenalmente.

O endereço é www.eupop.blogspot.com. Dá uma olhada lá nas categorias e vê se te interessa falar sobre um dos assuntos/categorias de lá!

Bjos!

Rafaela Freitas disse...

Ei Nanda! Sou eu, a Rafaela do Buteco! Achei seu blog e sem querer, o comentário da Dany te convidado pro meu Popzinho... o convite pernamece.

Adorei seu blog. Adoreeei mesmo! E já virei fiel seguidora!

Sobre o Obama... o mundo está esperançoso, principalmente os norte-americanos que passaram oito anos assistindo de camarote às barbáries cometidas por Jorge Dábliu Abusto Junior.

Obama invoca Luther King, mas tem plena consciência de que não será o salvador do mundo. Do mesmo jeito que sonhamos em 2002-2003 com o Lula chegando em Brasília, o mundo sonha que o Planeta será melhor como Obama.

Melhor que o Arbusto, como você mesma disse, é fácil. Não salvar a pátria é compreensível. E cair na real, no entanto, é imprescindivel!