quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Loira nossa de cada dia...


Poucas coisas aproximam tanto as pessoas como a nossa amada, adorada, preferida, imprescindível bebida nacional: é ela, a cerveja!!

Uma bebida levemente alcoolica, de cores que variam do amarelo dourado, ambar, vermelha, marrom e até preta, obtida pela fermentação do amido sacarificado. Enriquecida com flores de lupulus e pausteurizada, a cerveja é a bebida mais consumida no mundo, sendo que em cada região há um tipo de cerveja e um padrão cultural de consumo.


Algumas fontes dizem que foi inventada pelos babilônios, 3000 a 3500 a.c., outras reclamam a autoria aos Bávaros, que sofisticaram o processo de fermentação da cevada. Seja lá quem tenha inventado, fez muito bem, e hoje podemos beber agradecidos. Ou agradecer bebendo.


A cerveja é pretexto pra tudo, e tudo é pretexto para tomar cerveja! Ver alguém que não encontramos há tempos? “Bora tomar uma cervejinha”. Ou ainda, pra simplificar: “Bora tomar uma”. Encontro de amigos? Comemoração? O dia está quente? Precisamos chorar as mágoas? Estamos felizes? O dia foi difícil? Praia? Montanha? Cidade? Cerveja!!!

A loira é a preferência nacional. A cerveja é o símbolo maior da democracia: a mesma marca pode lotar o freezer do rico como do pobre. Inclusive, numa mesa, todos que bebem são iguais. Patrão bebe com empregado, rico bebe com pobre, pai bebe com filho, preto bebe com branco e todo mundo fica amigo quando tá tomando uma gelada junto.

Passou? Senta pra tomar uma. Sentou, sorriu? A conta dividiu. A cerveja está para o Brasil como o Azul, o Branco e o Vermelho estão para a França! Liberdade, Fraternidade, Igualdade!

Prepare-se para ter a vida social destruída se você não for adepto da loirinha. Se não aprecia, passe a apreciar (por experiência própria sei que é possível). Se não deu, finja que bebe. Fique com seu copo na mão, assim de bobeira... Às vezes as pessoas percebem que você não está bebendo, não repare, é o espírito de solidariedade do bebedor de cerveja: não pode ver um copo esquentando ou vazio...

Para saber mais:
- Vá para um buteco* e peça uma “gelada”.
- Acesse:
http://www.cervejasdomundo.com/
- Leia A cerveja, de Josimar Melo, editora Publifolha

Dicas preciosas:
- Evite a Kaiser. A Summer está liberada.
- Evite misturar com outro tipo de bebida... Tem gente que não mistura nem as marcas.
- Beba gelada, mas não deixe empedrar jamais.
- Lave suas latinhas antes de colocar na geladeira.
- Dê um jeito de contar as cervejas que for pedindo num buteco, chega num ponto que ninguém mais sabe quantas são, só o garçom, e você não vai querer depender dele, né...
- A mais importante: SE BEBER NÃO DIRIJA, SE FOR DIRIJIR, NÃO BEBA!!!

Um comentário:

Danielle Luciano disse...

E se for beber, me chama!