segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Sem perder a ternura jamais...



A crítica política no Brasil está longe de ser coerente... As pessoas ou generalizam tudo ou se alienam completamente dos fatos no nosso país.


Frases como “todos os políticos são corruptos” e “nada no Brasil vai pra frente” são de uso fácil, principalmente em época de eleição. Mas os brasileiros não querem tomar partido de nada que concerne à administração do país, nem em uma esfera menor, em suas cidades, por exemplo. É muito fácil criticar quando não se participa de nada. É muito fácil condenar e repetir frases prontas e gastas. A verdade é que o brasileiro ainda se faz de vítima, se posiciona como coitadinho colonizado, sem ânimo para nenhum tipo de protesto ou revolução, vai aceitando a robalheira, e tirando proveito quando pode do que pode...

Todo povo merece o governo que tem: isso se aplica ao nosso país. Porém, penso, toda vez que me mobilizo junto com o país para participar de uma eleição, que há tempo e espaço de transformarmos nossa história. Fomos formados como um povo corrupto e sem ética (fama internacionalizada do nosso país), mas não precisamos seguir com esse péssimo estigma pelo resto dos nossos dias. Mesmo porque, não somos somente corruptos, mas também criativos, batalhadores, temos tecnologia de ponta em várias áreas, temos uma cultura riquíssima, temos a nossa respeitadíssima vanguarda musical, temos talentosa gente, o melhor futebol , o melhor vôlei, a melhor natação... Temos riquezas naturais infinitas, temos combustível sustentável e não poluente, temos petróleo também, temos tanto mais para nos orgulhar do que para nos envergonhar.

Ontem, quando fui às urnas dar meu voto, tinha levantado o currículo dos meus candidatos, tinha pesquisado a vida deles, tinha analisado suas propostas e pensado muito: o que eu quero para meu país? Tinha me recordado dos governos anteriores e puxado das minhas aulas de história os passos que rumamos até alcançarmos o terceiro milênio como um dos países emergentes mais prósperos do mundo. Tudo o que eu fiz pode ser visto pela maioria dos brasileiros como uma chatice... Mas me orgulha saber que entre os três melhores colocados à candidatura à presidência da república, dois deles eram mulheres.

Orgulho de ser brasileira. Orgulho de ser mulher...

Só de pensar que em alguns lugares do mundo às mulheres não é permitido exercer um cargo público e muito menos participar de um processo democrático, senti-me imensamente privilegiada. Emocionei-me ao apertar a tecla CONFIRMA. Lembro de o meu pai ter chorado nas primeiras eleições diretas para presidência da república. Só quem viveu numa época de opressão sabe o que vale viver num país democrático. Onde um Tiririca pode ser Deputado Federal. Onde um operário pode mudar a história de um país que caminhava para a falência moral, levando níveis vergonhosos de analfabetismo e miséria...

Sim, orgulho de ser brasileira. Mas só um brasileiro que ama seu país tem o direito de se orgulhar. Os outros seguem reclamando de tudo e não agindo em nada...

Nenhum comentário: