quinta-feira, 1 de julho de 2010

Proximas viagens

Cada vez mais eu me convenço de que o homem já foi criado genial, e não veio do macaco ou de algum outro ser de intelecto inferior... Basta estudar as antigas civilizações para se dar conta disso facilmente. O homem sempre usou a cabeça para resolver complicados problemas que o cercava, e a perpetuação da nossa espécie é um exemplo disso. Sobreviver, para a raça humana, é algo que só devemos à capacidade que o homem tem de raciocinar, e ao feroz apego pela vida, que é tão característico de todos nós.

Quando entro em contato com a complexidade do conhecimento do Egito Antigo, dos Mesopotâmios, dos Cretenses, das civilizações pré-colombianas, dos povos milenares asiáticos, fico realmente estarrecida com a arrogância do homem contemporâneo, que não sabe cagar sem usar um computador, e acha que previsão do tempo e celular são coisas que facilitam sua vida.

Os homens comuns, sem precisar de qualquer estudo, há 50 mil anos atrás, já sabiam quando ia chover, só de sentir o cheiro do ar, ou de observar a forma como as aves voavam no céu. Uma das principais fontes de sabedoria dos antigos era observar e viver em harmonia com a natureza.

As mulheres eram regidas pelo ciclos da lua, e pela lua conheciam perfeitamente bem seus corpos, a ponto de saber quando estavam ovulando, quando poderiam evitar filhos, quando seus filhos nasceriam, e como fazer para que eles crescecem fortes. O conhecimento da vida era passado de geração para geração, em seu tempo certo, e não era obtido de forma distorcida pela internet. Hoje, com todo conhecimento, nossas jovens não são capazes de nada, e continuam engravidando precocemente, mesmo com todo acesso à informação, têm seus filhos à custa de muita cesariana. O nosso corpo parece que perdeu a capacidade de reproduzir, não conheço nenhuma mulher de minha geração que conseguiu parir um filho naturalmente, como nossas avós ainda faziam.

Muito fascinada por essa sabedoria que se perdeu quase que completamente nos dias de hoje, e em busca de um sentido maior para esse corre-corre diário que nos atropela todo o tipo de espiritualidade, gostaria de conhecer os antigos lugares sagrados que um dia foram palcos de grandes rituais, e grande transmissão de conhecimento e comunhão com a natureza...

As ruínas do Egito com suas tumbas em forma de pirâmides... O oriente médio e os lugares sagrados para tantas crenças, Atenas com seus templos, a Ilha da Páscoa e suas antigas lendas de seu povo extinto, Machu Picchu e os resquícios da civilização Inca...

Acredito, sem nenhum embasamento científico, que esses lugares ainda exalam a força estranha dos povos que ali se elevaram a semi-deuses, quando comungaram com a natureza e aprenderam a ler as estrelas, muitos milênios antes do Homem pisar na lua e constatar que a Terra é Azul.

Nenhum comentário: