terça-feira, 20 de julho de 2010

Por um mundo Melhor

Muito se critica a sociedade pela violência, degradação de valores e pela destruição do nosso meio ambiente. Mas o que estamos nós fazendo para tornar o mundo melhor, para salvar nosso planeta da destruição, e para resgatar valores culturais que recebemos de nossos antepassados?

As pessoas num geral se mostram perdidas quando o assunto é melhorar o meio em que vivem. A ignorância de que atitudes pequenas podem gerar grandes resultados acaba por fazer com que nós não coloquemos mãos à obra. Pois sim, nós podemos mudar o mundo. E é tão fácil que chega a ser inacreditável. Quer ver?

ATITUDES QUE VOCÊ PODE TOMAR PARA MUDAR O MUNDO:

Abolir o uso das sacolas de plástico - O plástico foi uma das grandes invenções do século XX. Porém, é um dos materiais mais poluentes do planeta. Isso porque sua composição química é formada de moléculas gigantescas, que levam vários milhares de anos para se decompor. Alguns estados já estão adotando leis de incentivo ao desuso das sacolinhas de supermercado e embalagens de plástico, bem como a reutilização de embalagens de vidro recicláveis e retornáveis. Você não precisa esperar seu estado criar leis para isso. Basta comprar sacolas de pano para fazer compras. Toda vez que for ao supermercado, vá linda de sacolas próprias, que você compra em vários modelos e tamanhos. Elas custam baratinho e você pode usar sempre!

Pense duas vezes antes de imprimir - Hoje em dia quase que 90% por cento do papel produzido no mundo vem de florestas replantadas. O problema é que onde se cultiva essas fazendas de papel cujos prinicipais personagens são o pinho e o eucalipto, era mata nativa rica em vegetação e fauna própria. Quando as indústrias destroem uma floresta para plantar só um tipo de árvore, isso gera um grande impacto ambiental, prejudicando os animais que vivem das variadas espécies existentes num ecossistema. Além disso, ao imprimir, estamos consumindo energia e pigmentos de tinta, ricos em tóxicos que quando descartados na natureza podem contaminar os lençóis freáticos, ou seja, a água que nós bebemos.

Valorize a água! - Nada melhor que chegar em casa cansado e ficar horas debaixo de um jato de água quentinha, certo? Ok, mas agora imagina chegar em casa cansado, abrir a torneira e não sair uma gota de água? Essa é uma realidade que está cada vez mais perto de você. As piores estimativas apontam que daqui a 30 anos não teremos mais água potável com tanta facilidade! Por isso, é hora de economizar a nossa água. Subistitua os sistemas de descargas dos banheiros da sua casa por aquelas caixas econômicas que dispensam apenas 3 litros por descarga, evite lavar pisos e a rua com aquela mangueira perversa, bem como resista à tentação de ficar horas jogando água no seu carro. Coloque baldes ao ar livre quando chover para utilizar na limpeza diária. Limite o tempo no banho. Converse com o condomínio do seu prédio para proibirem o uso de limpeza à jato de água. Pense mil vezes antes de deixar a torneira aberta escoando equanto escova os dentes.

Pratique a gentileza - Ceder um lugar na fila, ajudar um idoso a atravessar a rua, sorrir para um estanho, jamais ocupar as cadeiras reservadas aos passageiros especiais em ônibus e metrôs, não fumar em locais proibidos, respeitar a sinalização e as regras de trânsito, dizer bom dia, obrigada e por favor... São atitudes corriqueiras, que nossos avós praticavam sem pestanejar. Por que nós temos tanta dificuldade em sermos humanos? Agora, quer ir além? Doar sangue, participar de campanhas beneficentes, fazer um trabalho voluntário, alfabetizar uma criança carente... Fazer o bem faz bem e só quem faz sabe o benefício que é! Procure um projeto ao qual apoiar e convide seus amigos. Vocês podem se divertir e estarão dando a tão importante contribuição para mudar o mundo.

PARA TER UM MUNDO MELHOR, BASTA QUERER... E COMEÇAR..PESQUISE DICAS PARA MUDAR O MUNDO E USE A INTERNET PARA DIVULGÁ-LAS!

2 comentários:

Andressa disse...

Eii Nanda!!!!!
Com certeza todos nós podemos fazer um pouquinho pra melhorar o mundo. Eu sempre evito de deixar a torneira aberta enquanto lavo a louça e escovo os dentes. Só abro a torneira na hora de enxaguar mesmo. Mas o banho não tem jeito... Sempre demoro bastante... E pra lavar o quintal, normalmente uso baldes com água da chuva, que meu sogro deixa espalhado pelo quintal.Enfim...com algumas atitudes podemos fazer a nossa parte sem mudar nossa rotina.
adorei o post!
Arrasou!
Como sempre!
Beijo!

Carlos Pires disse...

PENSAMENTO

Tão belas são as coisas do mundo,
em sinais e números,
em formas e matizes,
que penso podermos ser reis
coroados,
sábios,
felizes!

Robert Louis Stevenson