sábado, 8 de maio de 2010

Tudo o que você sempre quis saber sobre Mr. Sênior, mas nunca teve coragem de perguntar!

Existem coisas que não nos atrevemos a perguntar. Mas que nossa curiosidade insiste em querer saber. Não nos atrevemos a perguntar por uma covardia cretina, pois sabemos que a verdade não vai nos fazer feliz. E o ser humano tem essa mania obstinada de querer ser feliz...




Detesto quando mentem para mim... Adquiri essa intolerância com a mentira após ser enganada durante anos seguidos por uma pessoa em quem eu realmente confiava... Duas babaquices juntas aqui: confiar nas pessoas e ser intolerante com mentira.



Primeiro por que todas as pessoas são falíveis, inclusive eu, que sou tão intransigente. E tem, além da obstinação pela felicidade, a obstinação por odiar decepcionar o outro. Segundo por que O Medo de Decepcionar estimula mais mentiras do que qualquer distúrbio de caráter... Tudo começa quando sua mãe ficou horas se produzindo e pergunta para você se o cabelo dela está bom, quando você constata penalizado que ela está parecendo uma mocoronga... Pô, é sua mãe, a mulher que você mais ama na vida, e que você detesta magoar... Por isso você ensaia seu melhor sorriso sincero e diz: a senhora está linda mamãe... Pronto! Você acabou de deixá-la aliviada, mas acabou de pregar uma mentira deslavada para a mulher que mais ama na vida... Os fins justificam os meios? Talvez sim, talvez não...



Por isso, controle sua avidez por verdades que não vão acrescentar nada em sua vida. Mas se você sentir que aquela Verdade é, Acima de Qualquer Coisa, importante para você, vai minha dica para consegui-la:



Encare a pessoa nos olhos, fixamente, e sem introduzir o assunto com qualquer eufemismo, pergunte o que deseja perguntar à queima roupa, de uma forma que a resposta só possa ser sim ou não.



Exemplo: - Você me traiu? Você vai me demitir? Você quebrou meu vaso grego?



Espere, mantendo contato visual. Se a pessoa não responder em 5 segundos, é por que o cérebro dela está trabalhando, tentando o subterfúgio mais convincente. O primeiro sintoma é tentar desviar os olhos. São exatos 5 segundos, conforme os pesquisadores, que o cérebro precisa para decodificar a pergunta, reconhecer a verdade factual e transformá-la em outra coisa (no caso, a mentira).



Como podemos ver, a mente humana é muito ágil para resolver problemas!



Ah, e se você não entendeu o título, não me pergunte... Pode ser que você não goste da resposta! (Brincadeira! É só uma carinhosa homenagem para um novo leitor, que foi promovido recentemente).

Um comentário:

sophie disse...

KKK eu sempre disse pra minha mãe que não ia deixar ela sair esculhambada e que tinha uma idéia pra consertar tudo.
Já viu o seriado "lie to me" é sobre um homem especialista em desmascarar pessoas. muito bom.