quarta-feira, 14 de abril de 2010

Como crescer profissionalmente


Para você que vive reclamando que ganha mal, que seu emprego é uma porcaria e que crescer profissionalmente é difícil, vão algumas dicas dos maiores head hunters do Brasil:

1) Currículo: Não adianta achar que as multinacionais vão colocar você na diretoria com esse diplominha comprado pela internet. Uma instituição de peso no currículo tende a balança pro seu lado! Então, se você não ralou a calcinha para estudar numa Federal da vida, numa Usp, numa Unicamp, passou da hora de turbinar o currículo com uma pós graduação. E passou da hora também das aulinhas de Inglês. O lance agora é Alemão e Mandarim!

2) Imagem: Se seu guarda roupa de trabalho é um jeans surrado e camiseta, mude seus conceitos! Vista-se para o cargo que você pretende, não para o cargo que você tem. Capriche no terninho, na bolsa de crocodilo, arrume esse cabelo e vá poderosa para o trabalho. Logo, logo, alguém lá de cima não só vai perceber que você é uma boa profissional, mas também como o poder lhe cai bem.

3) Marketing Pessoal - Não adianta construir uma pirâmide se ninguém ficar sabendo! Dê um jeito de divulgar seus bons resultados, como antecipar um prazo impossível ou uma meta batida com sucesso. Aproveite as conversas na parada pro cafezinho para divulgar seu potencial para os colegas, e a rádio peão se encarrega do resto. Mas, cuidado: não pode parecer que você está se gabando! Quando alguém lhe perguntar se você vai viajar no final de semana, diga que não, pois pretende bater o record de prazo, exatamente como fez no seu último projeto, aquele, que rendeu um rendimento de X por cento e que aumentou tanto as vendas... Outra sacada legal é pedir a um amigo para ligar para seu chefe, fingindo ser um head hunter , dizer que  soube que você se desligou da empresa, e pedir seus contados para convidá-lo para um processo seletivo...

4) Valorização Pessoal - Estar disponível para o trabalho é importante, assim como sair no meio de uma festa no fim de semana para enviar um e-mail que seu chefe precisa desesperadamente... Mas chefe não vê a hora que a gente sai, e sim a hora que a gente chega. Portanto, chegar 20 minutos mais cedo todo dia rende mais benefícios para sua imagem do que fazer 500 horas extras por mês depois do horário. E se você sai da festa para mandar e-mail no fim de semana, pode muito bem sair no meio da semana para ir ao salão, sem precisar matar a sua avó. E sem precisar mentir acerca disso. Que tal atender ao telefonema do seu namorado no meio da reunião importantíssima? Desde que seja breve, sua vida pessoal é tão imporante quando a profissional, e as pessoas que deixam isso bem claro são muito mais valorizadas.


5) Seja insubistituível. Como? Acumulando em você o maior número de coisas imprescindíveis possível. Tenha sempre o telefone daquele forncedor quente na manga. Saiba todos os detalhes do projeto. Decore os números daquele relatório para citá-los sem consultar. Saiba onde está cada documento, cada pesquisa. Logo logo seu chefe vai temer mais você sair de férias (ou da empresa) do que um bombardeio da Al Qaeda.

6) Seja querido: não, não se trata de ficar melhor amigo de todo mundo na empresa, mesmo por que empresas são campos minados onde todo mundo quer furar o olho de todo mundo. Mas uma atitude política, bem planejada, pode fazer você ser querido e admirado. Deixe o mal humor em casa e cure o estresse no consultório do psiquiatra. No trabalho, somente otimismo e bom humor. Aquele bom dia animado pra todo mundo, do porteiro ao presidente! Na hora da tensão, prefira se levantar e tomar um café do que explodir na frente dos colegas. Ofereça-se para ajudar quando puder. Participe das atividades extracurriculares, como o churrasco de Natal, o futebolzinho da turma do financeiro, etc...

7) Conexões corretas - Seja um bom subordinado, pois atritar com seu supervisor é a melhor forma dele ir falar mal de você para o Diretor. Agora se toda equipe fizer um bom resultado, pode ser que seu supervisor seja promovido a Diretor, então você pode brigar pelo cargo dele. E assim, de degrau em degrau. Não pise na cabeça de alguém para chegar onde quer, pois o mundo dá voltas...

Agora que você já aprendeu a ser bem sucedido profissionalmente, é só me mandar um e-mail me agradecendo quando chegar onde quer chegar: no topo!

Nenhum comentário: