quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O poder da Legitimidade


Nós, ocidentais, capitalistas, cristãos, temos fissura por uma burocracia, por um documento, por um comprovante, um atestado. Gostamos de um pedaço de papel com uma assinatura, de uma bula, de um manual. A verdade só existe para nós quando é escrita, registrada, protocolada em várias vias e autenticada.

Fiz um curso semana passada onde o autor explica que o poder da legitimidade está baseado no costume que o ser humano tem de se submeter à autoridade. Somos condicionados desde criancinhas a obedecer a ordens e a seguir uma voz mais autoritária, primeiro por nossos pais, irmãos mais velhos, professores. Mais tarde pelas leis, regras, autoridades e até mesmo pelos ditos da moda, pela conveniência e pelos nossos costumes.

Acrescentando, acho que o poder da legitimidade também está no fato de o ser humano não ser programável, estável e nem imutável, e ser principalmente corruptível. Estamos a cada dia querendo mudar tudo e nós mesmos, portanto eu poderia ter um nome a cada vez que meu humor variasse se não houvesse uma penca de documentos me informando e ao resto do mundo que sou Fernanda Fiuza Calado, incontestavelmente.

Assim, seguimos solicitando recibos e valorizando só o que é atestado por um nome forte, uma marca, uma boa indicação.

A legitimidade também está baseada na segurança. Hoje nossa maior preocupação é: primeiro proteger nosso bem estar, depois nosso bem material. E olha que não necessariamente nessa ordem!

Fico doida quando ouço alguém dizer: você me envia um documento colocando isso por escrito?

Está feita a prova. Aceita em tribunais. Escreveu não leu o pau comeu. O problema é que o papel aceita tudo. E o problema é que se aceita tudo o que está no papel.

Foi-se o tempo que a palavra dada valia mais que qualquer documento. Por que a palavra está baseada na moral, em valores, em ética. É quase uma questão de moda, ninguém é ético por que ser ético não dá manchete, não causa frisson e não abala. Ética está em extinção.

E tenho escrito!

Um comentário:

Flavia disse...

Gostei Fernanda!! Assino embaixo!! parei no seu blog pois estava procurando um autor que fala de legimidade do poder e encontrei vc! rs, brincadeira, ainda procuro... bjos, Flavia.

flaviasardinha@gmail.com