sábado, 30 de maio de 2009

Eternal sunshine...para uma mente articulada!


Um amigo meu que concorre heroicamente para uma vaga do mestrado da UEMG, Mestrado em Design (o máximo, né?), vem me dizendo sobre a importância de ser "articulada" no meio acadêmico.


"Articulada", segundo sua definição é "alguém que escreve artigos". rsrsrs


Então, como a revista da UEMG está recebendo artigos para publicar, pensei em escrever algo, e até resolvi ler uns artigos da Adélia Borges, da Gazeta Mercantil, para me inspirar, por que acho que ninguém escreve sobre design de uma forma tão jornalística como ela, clara, objetiva e inteligível por qualquer leitor. Eu descobri que gostaria de ter escrito aqueles artigos da Adélia Borges...


Quando eu estava nos primeiros períodos da faculdade, fui assistir a uma palestra da Adélia, ao fim da qual ela respondeu a perguntas dos alunos... Lembro de ter levantado o braço e perguntado, e ela disse: "essa é uma boa pergunta por que..." e falou longos minutos sobre minha dúvida... Qual era não importa, o que importa é que naquela época eu tinha lampejos de criatividade e sabia tocar em questões realmente relevantes... Hoje sentei para pensar em algo para o tal artigo, pois também sinto necessidade de ser articulada, e não saiu nada, exceto esse desabafo para o blog...


Então eis que surge a questão da criatividade. Fui ao salão onde passei horas fazendo luzes e quando já estava para ficar louca, achei numa revista Superinteressante no meio de todas aquelas Caras, uma reportagem sobre a criatividade! Fiquei fascinada ao ler que a criatividade não é um espírito santo baixando na pessoa, mas sim o resultado de uma malhação cerebral, de um exercício diário, de um treinamento que fazemos com o cérebro desde a infância. Todas as respostas para todos os nossos problemas, e para todos os problemas do mundo, estão dentro da nossa cachola, em algum lugar, o desafio é organizar aquelas informações, fazer links e associações que nos permita uma solução para o problema. E esse link surge justamente quando estamos "desligados" daquele problema. Podemos ficar horas pensando num jeito de resolver uma questão, mas quando a deixamos de lado e vamos tomar um café, ver um filme ou tomar um banho, é que a solução nos aparece, prontinha, como se o cérebro tivesse "acordado" de um sono! Aposto que isso já aconteceu a você, comigo também sempre acontece!


Decidi que vou escrever um artigo sobre isso para a tal revista, pois a criatividade é a questão mais sofrida que o designer enfrenta. Já imaginaram o desespero de ter que ser criativo e imaginativo pelo resto da vida? É uma grande responsabilidade, que outros profissionais, embora necessitem ser criativos em qualquer área, não sofrem por pressão. O Administrador pode ser criativo, pode não ser, melhor que o seja, mas não é uma característica fundamental para sua atuação. O designer deve ser sempre criativo, e quanto mais souber sobre ativar sua criatividade, melhor! Principalmente quando ele descobre que a Criatividade não é um botão de on/off e sim um aprendizado ao alcance de todos!


Bom, depois que eu escrever, posto aqui o artigo, mesmo se ele não for selecionado para a revista!

2 comentários:

Danielle Luciano disse...

Amiga, tenho uma apostila de um disciplina "Atendimento Publicitário" que tem um artigo excelente sobre a criatividade. O autor sugere que todos nascemos criativos e que somos "podados" com o passar dos anos, toda essa criatividade vai sendo "esquecida" dentro de nós.
Vou ver se escaneio e mando o artigo pra você!
Beijos!

Danielle Luciano disse...

Ah, escrevi no blog hoje...
bjos!