quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Como ser infinitamente superior em três passos


Agora que sou uma trintona oficial, estive pensando em me tornar um ser humano infinitamente superior, e andei estudando algumas ações para colocar esse plano em prática.


Primeiro acho que deveria fazer algum trabalho voluntário... Acho muito bonito pessoas que dedicam algum tempo de suas vidas aos necessitados. Que tipo de trabalho voluntário combina comigo? Façam suas apostas... Pensei em mexer com crianças, desde que não estejam doentes. Crianças são fonte segura de disseminação de doenças e se eu ficar doente, nao vou poder fazer nada por elas... Pensei em crianças saudáveis, mas carentes, mas isso é uma raridade... Como é possível ser saudável, sem se alimentar direito, sem ter acesso à saneamento básico, serviço de saúde e educação...? Pobres das nossas crianças... Pensei em serviço de conscientização. Sair por aí empunhando cartazes e distribuindo panfletos. Então penso como as Testemunhas de Jeová são maltratadas. Já lhes contei que minha avó, a pessoa mais bondosa que já conheci, era Testemunha de Jeová? Ela saía distribuindo panfletos e falando sobre Jeová... As pessoas não têm muita paciência para essas coisas, mas com minha avó era diferente... Ninguém resistia ao sorriso simpático e rechonchudo daquela senhora... Mas meu trabalho de conscientização seria mais para o lado social. Distribuir camisinhas, pregar o sexo seguro... Não sei se falar de sexo seguro ainda é uma boa. Hoje em dia as pessoas são pseudo-puritanas e podem pensar que estou defendendo o direito das prostitutas, sei lá. Não que as prostitutas não mereçam ser defendidas. Não tenho nada contra elas. Mas também não tenho nada a favor, e acho que existem causas mais nobres. Enfim...


O segundo passo para ser um ser humano mais responsável é usar produtos biodegradáveis, roupas de tecido natural, preferir produtos com embalágem reciclável... Ou seja, parar de poluir o mundo como se eu fosse uma fábrica de lixo. Hoje em dia os produtos de qualidade já têm produção sustentável, evitam ingredientes tóxicos em suas fórmulas e as embalagens são reaproveitáveis, como os produtos na Natura, que podemos comprar apenas o refil e recarregar a embalagem original. Sai mais barato e a Natureza agradece. Outra coisa importante é pesquisar empresas antes de adquirir produtos delas. Por exemplo, ao comprar um carro, não custa saber se a fábrica trata bem seus funcionários e promove ações sociais. Carros hoje em dia são muito parecidos. É uma bobagem dizer " eu prefiro Fiat", "eu prefiro WW". Para cada modelo da Fiat tem um equivalente em mecânica, tecnologia e design em outras montadoras, eu sei disso por que sou designer, e isso vale para qualquer tipo de produto. Carros importados? Para quê? Eles não geram empregos para os brasileiros, as peças são de difícil reposição e a manutenção é muito cara. Então, escolha pelo bem social que as empresas fazem! É uma escolha inteligente.


O terceiro passo é cuidar da saúde. Alimentar-me bem e praticar exercícios. Eu gosto de fazer as duas coisas, então não será nenhum sacrifício (desde que não seja aula de axé, claro). Aliás não foi comendo gordura saturada que alcancei os trinta com corpinho de vinte e dois. Mas tão importante quanto, é manter a mente sadia. Fiz terapia uma época de tumulto da minha vida (R$90,00 a sessão de 40 minutos uma vez por semana) e descobri que se eu ler um livro gostoso, escutar boas músicas e ver coisas bonitas, minha mente é refrescada da mesma forma. No dia do meu aniversário eu estava um pouco triste. Então fui tomar um banho e vi reflexos vermelhos na janela do banheiro. Pendurei-me na janela e fui surpreendida pelo mais magnífico crepúsculo que poderia conceber: núvens esfiapadas tingidas de rosa shocking, vermelho e maravilhosos tons de laranja. Aquilo me animou, foi um presente da natureza para mim. Senti-me grata e agraciada. Isso faz bem à alma: saber apreciar coisas belas. Ah, e é de graça! Afinal ficar mais velha não é tão ruim... Vale pelos vários telefonemas e carinhos dos amigos e familiares. Vale pela camisa oficial do atlético que ganhei de pesente, entre outras coisinhas... hummm...


Ser infinitamente superior compreende muitas coisas, e para ninguém achar que é difícil, vou parar por aqui. Mas com prática é possível alcançar a alegria de viver, cuidar do mundo, do coração, do corpo, da cabeça e dos que nos cercam. E traz muitos resultados positivos... Eu comecei! Vamos começar???

2 comentários:

Danielle Luciano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Danielle Luciano disse...

Muito bonito da sua parte amiga!
E olha, crianças, são a sua cara!Procura uma creche de crianças carentes. Eu ia muito a uma aqui perto de casa, fazíamos tarde de lazer, pintávamos os rostos delas, levávamos brinquedos que arrecadávamos aqui com os vizinhos...era sempre uma festa!
Ah, sabe a Dani, prima da Mel? Tem o link dela no meu blog. Ela faz esse tipo de trabalho, só que com idosos... Também é reconfortante fazer algo pelos velhinhos...Já fui em alguns asilos tb, porém, acho mais triste.
Bom, fica aí a dica!E alegria, pois como disse a você, esses serão os 30 primeiros de muitos anos felizes!!Bjooo!