quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Todos os Homens São Mortais

Simone de Beuvoir foi tudo o que uma mulher esperta sonha em ser na vida: inteligente. E como se não bastasse isso, foi também tudo o que qualquer mulher sonha em ser: linda.  Agora imaginem que vida intensa uma mulher que teve a sorte de ser ao mesmo tempo linda e inteligente viveu. Depois de frequentar uma das maiores universidades do mundo, tornou-se uma das escritoras mais influentes do século XX, antecipou a emancipação feminina, viveu à frente do seu tempo, e teve o respeito dos maiores intelectuais (mesmo os homens) da época. E sem precisar mostrar o peito em alguma revista masculina.

É dela um dos meus 10 livros preferidos, e não é O segundo SexoI e II, o seu mais celebrado ensaio, que trata da condição feminina em sua época (muito antes do feminismo, diga-se de passagem)...Embora seja também uma leitura obrigatória para nós aprendizes...

Todos os Homens são Mortais trata da imortalidade, um tema recorrente, mas nunca antes visto como é tratado por Simone: uma maldição. Imagine ser imortal: ver morrer uma a uma todas as pessoas que você ama ou conhece, e ser obrigado a permanecer no mundo, continuamente, dia após dia, vendo os séculos passarem, os impérios surgirem e caírem, a noite amanhecer e ressurgir no céu, sabendo que um dia nada mais vai restar, nem os bichos, nem as plantas, nem as pessoas: só você... Esse romance nos toca ao ponto da aflição, ao nos mostrar que só somos importantes e especiais por que temos fim... E tudo o mais no mundo...

Conta a história de um conde, que numa crise, decide tomar um elixir e se tornar imortal. Acreditando assim, imortalizar seu poder: que era sua ambição. Mas com o passar dos séculos, o conde descobre que é um ser almadiçoado, quando percebe que a singularidade da vida é justamente seu caráter finito.

Uma leitura que para mim foi bastante reveladora...

2 comentários:

Andressa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andressa disse...

eem, eu realmente não acho que ser imortal seja uma idéia muito atraente não. Quando você cumpre a sua missão aqui, você simplesmente deixa de ter um proposito e começa a ter uma vida vazia e a maioria das pessoas que você gosta pode já ter partido...e qual é a graça de viver sozinho??

e sobre o que você deixou no meu blog
bom na historia dela , deu certo!
^^
espero que tenha dado certo pra você também!
bjokaas