sexta-feira, 22 de maio de 2009

Medo da China...

Atrocidades existem em todo o lugar do mundo, isso é uma verdade inquestionável, e muito justa, já que todo o planeta é infestado por esse parasita chamado homem, e que destrói e explora até a exaustão qualquer recurso que encontre e que possa ser convertido em capital.

Porém hoje vou ter que fazer das palavras de Saramago minhas, quando ele criticou outro dia em seu blog o fato de o homem ser um dos poucos animais capazes de torturar e submeter seus semelhantes a condições degradantes.

E é com esse sentimento de revolta que penso na situação dos trabalhadores chineses. Todo o mundo usa e consome produtos Made in China, sabendo que são produzidos a preços ínfimos e vendidos a valores exorbitantes. Grandes marcas como a Nike, a Adiddas, os produtos do mega grupo Luis Vuitton, isso só para citar alguns poucos, não passam de produtos chineses, elaborados por mãos escravas. De fábricas que não têm compromisso com o trabalhador, que pagam salários de fome e que oferecem condições absurdas de trabalho.

Todo o mundo sabe que a situação na China é esta, todo o mundo sabe que a China será uma grande potência à custa da escravidão, e mesmo assim, todo o mundo continua consumindo os produtos fabricados na China, sem o menor escrúpulo de estarem sustentando uma situação odiosa e desumana.

E então me deparo com uma reportagem corriqueira no site Terra, “Doentes mentais são escravizados na China” . Se existe um lugar onde Marx e Engels corariam de vergonha é a China... Todos aqueles ideais de igualdade levados à escravidão... Se eles não corariam, eu me envergonho por eles. E por todos os líderes mundiais que permitem atrocidades como esta. E por todos os que usam bolsas Luis Vuitton!

2 comentários:

Felipe Marques disse...

Ei Fernanda.

Abaixo um video da banda Radiohead em uma capanha para a MTV que ilustra bem o seu post.

http://www.youtube.com/watch?v=DV1hQSt2hSE&feature=channel

Abraço. Felipe.

Fernanda Fiuza disse...

Obrigada pelo acréscimo Felipe!