terça-feira, 14 de abril de 2009

Descanço e Introspecção em Lavras Novas


Alguns lugares, por mais que sejam conhecidos, só se revelam em toda sua essência, em certas datas, quanto estão à flor da pele a cultura de seu povo, as crenças, o folclore.

Passear pelo interior de Minas na época de Semana Santa é uma delícia, pois é um feriado feito para introspecção e o descanso. E que lugar mais perfeito para isso que o vilarejo de Lavras Novas, a 115 km de Belo Horizonte, um arraialzinho escondido no alto de belas e azuladas montanhas?

Recolher-se num chalezinho rústico, com vista para as serras, deitar-se numa rede preguiçosa, tomar um café com pão de queijo bem típicos, respirar o arzinho frio da montanha, deliciar a vista num sem número de paisagens pitorescas... tudo isso é Lavras Novas!

Hoje o lugar foi invadido por pousadas confortáveis, que contam com serviço de quarto, piscinas aquecidas, hidromassagem e culinária francesa, para quem não abre mão do conforto mesmo num finzinho de mundo desses... Sem falar dos turistas ocasionais, que não perdem a oportunidade de abandonar nas cachoeiras suas latas de cerveja ou de ligar o som das suas pick ups num funk bem alto... Ah, saudade do tempo em que Lavras Novas era mesmo um lugar esquecido e escondido, que não tinha nada disso, só uma única ruela calçada ladeada de casebres e sua igrejinha despojada, no meio de uma pracinha... Mas não podemos recriminar tanto assim o progresso, já que podemos observar a melhora na qualidade de vida dos moradores, das crianças do lugar, que agora contam com tratamento odontológico, energia da Cemig e correm bem nutridas pelas trilhas.

E como é bonito ver as senhoras com véu de renda caminhando para a missa da Sexta Feita da Paixão, e a meninada alvoroçada com a tradicional queima do Judas, na pracinha? E o bolo de chocolate do desjejum, lembrando à gente que é Domingo de Páscoa?

Merecido descanso... Três dias num pouso desse ( horas intermináveis de indolência e preguiça ), nos recuperam definitivamente... Até o próximo feriado!

Nenhum comentário: