Esse clássico da nossa literatura romântica com certeza é um dos meus dez livros preferidos. De José de Alencar (o mesmo de O Guarani e Iracema), foi publicado pela primeira vez em 1862, e conta o romance do jovem Paulo com Lúcia, a mais bela e cobiçada cortesã do Rio de Janeiro.
A história se passa em meados do século XIX, e não só é uma janela para uma época que eu acho fascinante, como demonstra a organização de uma sociedade hipócrita e puritana.
O enredo em si é muito simples e nem é tão original, uma vez que conversa claramente com a obra de Alexandre Dumas, A Dama das Camélias. O romance de Dumas foi uma mania da época e também inspirou a ópera La Traviatta, de Giuseppe Verdi. É essa ópera que Edward (Richard Gere) leva Vivian (Julia Roberts)para assistir, no filme Uma Linda Mulher, que também conta o romance pós moderno entre um milionário solitário e uma jovem prostituta de Bervely Hills.
Um comentário:
Comecei a ler Lucíola uma vez, porém não terminei. Acho que foi livro pra fazer prova ou algo assim, quando é obrigado é um saco né??
Postar um comentário