terça-feira, 20 de julho de 2010

Por um mundo Melhor

Muito se critica a sociedade pela violência, degradação de valores e pela destruição do nosso meio ambiente. Mas o que estamos nós fazendo para tornar o mundo melhor, para salvar nosso planeta da destruição, e para resgatar valores culturais que recebemos de nossos antepassados?

As pessoas num geral se mostram perdidas quando o assunto é melhorar o meio em que vivem. A ignorância de que atitudes pequenas podem gerar grandes resultados acaba por fazer com que nós não coloquemos mãos à obra. Pois sim, nós podemos mudar o mundo. E é tão fácil que chega a ser inacreditável. Quer ver?

ATITUDES QUE VOCÊ PODE TOMAR PARA MUDAR O MUNDO:

Abolir o uso das sacolas de plástico - O plástico foi uma das grandes invenções do século XX. Porém, é um dos materiais mais poluentes do planeta. Isso porque sua composição química é formada de moléculas gigantescas, que levam vários milhares de anos para se decompor. Alguns estados já estão adotando leis de incentivo ao desuso das sacolinhas de supermercado e embalagens de plástico, bem como a reutilização de embalagens de vidro recicláveis e retornáveis. Você não precisa esperar seu estado criar leis para isso. Basta comprar sacolas de pano para fazer compras. Toda vez que for ao supermercado, vá linda de sacolas próprias, que você compra em vários modelos e tamanhos. Elas custam baratinho e você pode usar sempre!

Pense duas vezes antes de imprimir - Hoje em dia quase que 90% por cento do papel produzido no mundo vem de florestas replantadas. O problema é que onde se cultiva essas fazendas de papel cujos prinicipais personagens são o pinho e o eucalipto, era mata nativa rica em vegetação e fauna própria. Quando as indústrias destroem uma floresta para plantar só um tipo de árvore, isso gera um grande impacto ambiental, prejudicando os animais que vivem das variadas espécies existentes num ecossistema. Além disso, ao imprimir, estamos consumindo energia e pigmentos de tinta, ricos em tóxicos que quando descartados na natureza podem contaminar os lençóis freáticos, ou seja, a água que nós bebemos.

Valorize a água! - Nada melhor que chegar em casa cansado e ficar horas debaixo de um jato de água quentinha, certo? Ok, mas agora imagina chegar em casa cansado, abrir a torneira e não sair uma gota de água? Essa é uma realidade que está cada vez mais perto de você. As piores estimativas apontam que daqui a 30 anos não teremos mais água potável com tanta facilidade! Por isso, é hora de economizar a nossa água. Subistitua os sistemas de descargas dos banheiros da sua casa por aquelas caixas econômicas que dispensam apenas 3 litros por descarga, evite lavar pisos e a rua com aquela mangueira perversa, bem como resista à tentação de ficar horas jogando água no seu carro. Coloque baldes ao ar livre quando chover para utilizar na limpeza diária. Limite o tempo no banho. Converse com o condomínio do seu prédio para proibirem o uso de limpeza à jato de água. Pense mil vezes antes de deixar a torneira aberta escoando equanto escova os dentes.

Pratique a gentileza - Ceder um lugar na fila, ajudar um idoso a atravessar a rua, sorrir para um estanho, jamais ocupar as cadeiras reservadas aos passageiros especiais em ônibus e metrôs, não fumar em locais proibidos, respeitar a sinalização e as regras de trânsito, dizer bom dia, obrigada e por favor... São atitudes corriqueiras, que nossos avós praticavam sem pestanejar. Por que nós temos tanta dificuldade em sermos humanos? Agora, quer ir além? Doar sangue, participar de campanhas beneficentes, fazer um trabalho voluntário, alfabetizar uma criança carente... Fazer o bem faz bem e só quem faz sabe o benefício que é! Procure um projeto ao qual apoiar e convide seus amigos. Vocês podem se divertir e estarão dando a tão importante contribuição para mudar o mundo.

PARA TER UM MUNDO MELHOR, BASTA QUERER... E COMEÇAR..PESQUISE DICAS PARA MUDAR O MUNDO E USE A INTERNET PARA DIVULGÁ-LAS!

domingo, 11 de julho de 2010

Espanha: Campeã do Mundo!!!


A Espanha conquista pela primeira vez a Copa do Mundo! Após um jogo técnico e pegado com a Holanda, com um gol já no segundo tempo da prorrogação, Iker Cassillas, o goleiro gatinho madrilenho e capitão da seleção espanhola ergue o troféu da conquista sob uma chuva dourada.

Mas qual a história dessa seleção, que foi tão longe dessa vez?

A seleção espanhola foi fundada em 1909, chama-se Real Federação Espanhola de Futebol, e tem o simpático apelido de La Furia Roja (a fúria vermelha). Já participou de 13 Copas do Mundo e o melhor resultado até o feliz dia de hoje foi um quarto lugar. A Espanha também já sediou uma Copa do Mundo, em 1982,  mas candidata-se novamente em Dezembro deste ano a sediar as próximas copas.

A história dessa Copa começou em setembro de 2009, quando a Espanha se classificou como primeira colocada do seu grupo nas eliminatórias. Estreou na Copa com uma derrota para a Suíça, mas a partir daí ganhou todos os outros jogos, desbancando a poderosa Alemanha para o terceiro lugar.

O merecidíssimo título confirma a evolução do futebol espanhol no cenário europeu dos nos últimos anos. E para quem já está com saudades da Copa do Mundo, é aguardar e acompanhar os preparativos para a Copa do Brasil em 2014...

Daqui a pouco já chegamos lá...

sexta-feira, 9 de julho de 2010

A tal da fila...

Depois de toda catástrofe, a natureza passa um tempo quieta e silenciosa. Depois de toda colheita, a terra precisa descansar para voltar a produzir. Depois de produzir frutos incessantemene, toda árvore semi-morre por um longo tempo, até poder vicejar na próxima primavera. Depois de seis dias ocupado com a criação, Deus descansou.

Todo processo precisa de um momento de introspecção e recolhimento.

Todo coração machucado precisa se fechar e se proteger para curar as feridas. É essa entre-safra que nos mantém aptos para amar vez após outra, pois já é sabido que o homem é também uma fonte de amor inesgotável. Todo amor exaure a alma, e alguns chegam ao fim,deixando árido um coração antes fértil e ativo.

Dor de amor tem fim, mas somente se a gente puder "congelar" a alma para se recuperar. Lembra da história  "a fila anda"? Pois é, se você não tem 17 anos, não vai funcionar... Por que a gente não tem fila, a gente tem coração, sentimento, alma... A gente se doa até o fim com sonhos, esperanças, corpo, e planos, e quando tudo desmorona, merecemos paz... Merecemos restituir nossa fé nas pessoas. E merecemos voltar a admirar nossas próprias qualidades, voltar a namorar a nós mesmos antes de partir para novas aventuras.

Após um período fértil, resolvi hibernar um inverno de um ano... Um ano é tempo bastante para uma pessoa jovem e otimista reencontrar o prazer das coisas simples, dedicar-se à espiritualidade, aos próprios hobbies, aos amigos, à família, ao ir ao cinema sozinha, viajar para lugares insólitos e curar com requinte uma alma estressada.

Quero meu ano. Paz, música boa, corrida no fim do dia, uma taça de bom vinho de vez em quando, e aquele vazio que a gente sente quando não está pensando em ninguém, ou então quando não está tentando resolver nenhum complicado problema, ou quando não está empenhado em fazer nada funcionar. É um vazio gostoso.

E se a palavra vazio soa negativamente, podemos dizer que é uma página em branco.

Vire a página. Mas deixa-a em branco, até ser capaz de reescrever sua história com belas palavras e alguns sorrisos..

domingo, 4 de julho de 2010

Jogadores x Marias-chuteiras

Estamos em plena Copa do Mundo, e mais um escândalo envolvendo jogador de futebol pipoca na imprensa, fazendo pertinente trazer à baila um assunto já gasto: marias chuteiras x jogadores de futebol famosos.

Bruno, goleiro do Flamengo, está agora na mira de investigações pelo sumiço de uma amante, com quem ele supostamente teve um filho. O jogador já foi acusado de agressão à moça, para forçá-la a fezer um aborto. Sumida há vários dias, foi vista pela última vez na casa de campo do jogador, e denúncias anônimas dizem que uma mulher foi espancada até a morte no sitio de Bruno.

Romances entre jogadores de futebol e belas mulheres sempre acabam em disputas judiciais, escândalos e confusão. A história é clássica: o moço fica famoso e rico do dia pra noite e logo já está desfilando com alguma "modelo" em seu carrão importado. Elas procuram vida fácil, fama, dinheiro. Eles procuram sexo e notoriedade, desfilando com um pequeno troféu ao qual não tinham acesso quando eram "ninguéns".  É claro que o enriquecimento repentino e a origem humilde da maioria dos jogadores prejudica o seu amadurecimento como seres humanos. É fácil encontar jogadores de futebol em noitadas e baladas regadas à whisky e cigarro (quando não, drogas), quando se imagina que um atleta deva levar uma vida saudável, de alimentação balanceada, treino e descanso.

Estamos presenciando também o conto de fadas de Alexandre Pato e Esthefanie Britto acabar em pesadelo. Jovens, famosos, bonitos e apaixonados, eles fizerem do seu casamento uma badalada festa no Copacabana Palace, e agora estão encarando uma separação litigiosa. Suposto motivo: a vida pregressa do jogador em companhia de Ronaldinho Gaúcho, de balada em balada em Milão.

O caso de Bruno choca pelo desfecho extremo de violência e crime. Um alerta para moças sem juízo que se envolvem em relacionamentos de interesse. Um alerta para jovens promissores no esporte para ter mais cuidado com sua vida pessoal e mais maturidade para lidar com a fama e o sucesso, que é efêmero. Um alerta para nossa sociedade que valoriza tanto o enriquecimento fácil e as aparências.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Proximas viagens

Cada vez mais eu me convenço de que o homem já foi criado genial, e não veio do macaco ou de algum outro ser de intelecto inferior... Basta estudar as antigas civilizações para se dar conta disso facilmente. O homem sempre usou a cabeça para resolver complicados problemas que o cercava, e a perpetuação da nossa espécie é um exemplo disso. Sobreviver, para a raça humana, é algo que só devemos à capacidade que o homem tem de raciocinar, e ao feroz apego pela vida, que é tão característico de todos nós.

Quando entro em contato com a complexidade do conhecimento do Egito Antigo, dos Mesopotâmios, dos Cretenses, das civilizações pré-colombianas, dos povos milenares asiáticos, fico realmente estarrecida com a arrogância do homem contemporâneo, que não sabe cagar sem usar um computador, e acha que previsão do tempo e celular são coisas que facilitam sua vida.

Os homens comuns, sem precisar de qualquer estudo, há 50 mil anos atrás, já sabiam quando ia chover, só de sentir o cheiro do ar, ou de observar a forma como as aves voavam no céu. Uma das principais fontes de sabedoria dos antigos era observar e viver em harmonia com a natureza.

As mulheres eram regidas pelo ciclos da lua, e pela lua conheciam perfeitamente bem seus corpos, a ponto de saber quando estavam ovulando, quando poderiam evitar filhos, quando seus filhos nasceriam, e como fazer para que eles crescecem fortes. O conhecimento da vida era passado de geração para geração, em seu tempo certo, e não era obtido de forma distorcida pela internet. Hoje, com todo conhecimento, nossas jovens não são capazes de nada, e continuam engravidando precocemente, mesmo com todo acesso à informação, têm seus filhos à custa de muita cesariana. O nosso corpo parece que perdeu a capacidade de reproduzir, não conheço nenhuma mulher de minha geração que conseguiu parir um filho naturalmente, como nossas avós ainda faziam.

Muito fascinada por essa sabedoria que se perdeu quase que completamente nos dias de hoje, e em busca de um sentido maior para esse corre-corre diário que nos atropela todo o tipo de espiritualidade, gostaria de conhecer os antigos lugares sagrados que um dia foram palcos de grandes rituais, e grande transmissão de conhecimento e comunhão com a natureza...

As ruínas do Egito com suas tumbas em forma de pirâmides... O oriente médio e os lugares sagrados para tantas crenças, Atenas com seus templos, a Ilha da Páscoa e suas antigas lendas de seu povo extinto, Machu Picchu e os resquícios da civilização Inca...

Acredito, sem nenhum embasamento científico, que esses lugares ainda exalam a força estranha dos povos que ali se elevaram a semi-deuses, quando comungaram com a natureza e aprenderam a ler as estrelas, muitos milênios antes do Homem pisar na lua e constatar que a Terra é Azul.