terça-feira, 31 de março de 2009

Desi... o quê?

Ser Designer, ó, difícil caminhar por estradas tortuosas...

Fui procurar atendimento em um hospital e mais uma vez senti na pele a dura verdade sobre minha profissão...(Não somos reconhecidos... Não somos valorizados... Nem entre os próprios designers existe um consenso sobre o que compreendem nossas atividades... E o que elas valem... ) Já na recepção, pronta para fazer a ficha, a atendente me pergunta: Profissão?
Designer, respondo.
Desi o quê?
Aiiiii...
“D” de dado “E” de escola...
Sempre tenho que soletrar.
A atendente fica com aquela cara de “ai que saco, deve ser vendedora e vem com esse papo de que é designer, só pra falar bonito...”

Mais comum que a falta de conhecimento geral, são as piadas que os designers fazem a respeito de si mesmos...

Na minha colação de grau, convidamos um Phd para nos homenagear e ele falou um pouco sobre a atividade de design, no nosso caso, Design de Produto. Dijon de Morais usou uma analogia simples sobre a sua busca pela chupeta perfeita, quando a esposa dele ficou grávida. A mulher estava empolgada com os preparativos e não deixava ele se intrometer em nada, ele então resolveu comprar uma chupeta para o bebê, já que parecia o único item que a esposa estava esquecendo.

E como na época ele vivia na Europa, ele passou a observar as chupetas em cada país que visitava. Era o primeiro filho dele, ele estava emocionado, e obviamente, queria a melhor chupeta do mundo para a criança. Como é de se esperar, ele encontrou inúmeras chupetas: antômicas, com materiais inovadores que não deformam e não se rasgam, com materiais resistentes a microorganismos, coloridas, em forma de bichinhos, com assessórios acoplados, com cheiro de moranguinho, sem cheiro, com furos especiais para evitar que o bebê se engasgue, com formato especial para evitar a deformação dos dentes do bebê, baratas e caras, enfim, um único produto com tantas variáveis que ele demorou meses para encontrar a que aglutinava todas as características que ele julgava importantes para a segurança e conforto de seu bebê.

Toda a platéia ficou impressionada com o discurso do professor. Ninguém imaginava que uma chupeta (um produto aparentemente simples e comum), teria tantas implicações, imaginem então uma geladeira, uma luminária, um equipamento médico, um carro, um avião...E só estamos falando de design de produto, ainda nem citamos as outras disciplinas do design, como de ambiente, gráfico...

Pior de tudo foi quando meu pai, após o discurso, veio me falar todo emocionado (depois de cinco anos convivendo com uma entusiasmada estudante de design): Nossa minha filha, finalmente entendi sua profissão!

Afeeee!

domingo, 29 de março de 2009

Ele não está tão afim de você

Obviamente eu não li o livro He´s Just not That into You, de Greg Behrendt e Liz Tuccillo, os roteiristas de Sexy and The City, por um único motivo: é o que venho repetindo para todas as minhas amigas desde que me entendo por gente!

Se ele não ligou, mesmo que o encontro tenha sido marvilhoso, mesmo prometendo que ligaria, mesmo quando tudo parecia perfeito, mesmo que vocês pareçam conectados corpo e alma... não é por que ele sofreu um acidente, ou perdeu seu telefone, ou teve que viajar (que porra de viagem é essa? Pra Lua? Onde não existe telefone no mundo, pelo amor de Deus?) É porque, pura e simplesmente, ele não quer! Pontooooooo

Mas não custa repassar toda a lição e ir assistir ao filme, inspirado no livro, Ele não está tão afim de você, por que o elenco é ótimo (Ben Afleck, Drew Barrymore, Scarlet Johanson, Jennifer Connelly e Jennifer Aniston), é leve, divertido e um ótimo programa para um fim de domingo com chuva, acompanhado de pipoca e coca cola.

Claro, é melhor ainda se você está ao lado do seu namorado, e não se identificando nada com as várias histórias de dor de cotovelo femininas que desfraldam impiedosamente, mas com amigas bem humoradas que vão se identificar naquelas situações e morrer de rir (quem sabe até uma choradinha) juntas, também funciona!

Mas voltando ao filme, gente, a Scarlet Johanson é a gordinha mais sexy do mundo né? Pô, ela é gordinha sim! Claaaaro que é! Ah, tá então por que as cenas insinuando nudez dela não aparecem a cintura, nem a barriga? Você já reparou o tamanho da bunda dela nos jeans? Tá bom, aceito que ela é "boa", se te agride tanto o termo "gordinha".

E a Jenniffer Aniston, cara, deixa eu te falar! O Brad Pitt é um bossal mesmo. Por que, tipo, a mulher é o máximo! Linda, bronzeada, engraçada, carismática! Ela não é uma bocuda branquela que vive pendurada com mil crianças no colo obrigando ele a aparecer em festas filantrópicas!

Enfim...

Ah, o treiller para curtir um pouquinho...

sábado, 21 de março de 2009

Quinze segundos de Fama

Só pude compreender o alcance devastador da tevê, a popularidade do Big Brother, a fama idólatra dos artistas das novelas quando fiquei famosa por um dia!


Estava andando despreocupadamente pelo shopping domingo passado e tinha acabado de discutir com meu namorado sobre sua nova aquisição: um par de óculos novos. Ele tem uma miopia severa, astigmatismo ainda pior, e uma resistência enorme em gastar dinheiro consigo mesmo. O óculos em questão era o mais bacana da loja, e após uma negociação de mestre minha, saiu para ele com desconto de 25%. Ele ainda saiu da loja achando caro e eu fiquei irritada, pois não era um mero acessório, óculos para ele é questão de sobrevivência, algo com que ele tem que conviver 24 horas por dia. A discussão era essa quando uma repórter avançou sobre nós apontando o conhecido microfone quadradinho da Globo.


"Você é uma consumidora consciente?"


Pega de surpresa, guaguejei horrores e não souber coordenar as respostas. Depois da entrevista relâmpago minha preocupação era que eu não estava usando batom. Mas enfim, apareci por quinze segundos no jornal local, uma pequena reportagem sobre o Dia do Consumidor, em duas edições.


Foi o suficiente para ser parada na academia, gente que nunca me cumprimentou veio comentar que tinha me visto na tevê. E durante toda a semana passada, cada hora aparece um recado no meu Orkut de alguém entusiasmado por que me viu na Globo!



Não vi a transmissão, mas baixei o videozinho na versão virtual do jornal, e dei risada de mim mesma... Até que não fiquei horrenda, mas não tinha percebido como falo "mineirês"...



Uai!

O link do vídeo...


http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM983671-7823-CONSUMIDORES+ESTAO+MAIS+CONSCIENTES+DOS+SEUS+DIREITOS,00.html

quinta-feira, 19 de março de 2009

Só Para Homens

Esse post é dedicado a todos os meus amigos que ainda não tiveram sorte no amor. Aqueles que vivem reclamando que existem mulheres sobrando, mas nenhuma para se levar a sério. Aqueles que dizem que quanto mais se trata bem uma mulher menos ela valoriza. E os que nunca acham a mulher “certa” por mais que vivam namorando aqui e ali.

Homens têm mais medo de se apaixonarem e sofrerem do que de ver seu time cair para a segunda divisão.


Vou dar algumas dicas, que pode ajudá-los a levar uma vida mais saudável ao lado do sexo oposto. Ao contrário do que vocês imaginam, é muito fácil agradar uma mulher. É muito fácil conquistar um coração feminino. Se você tem qualidades adoráveis, não precisa ser um Brad Pitt. Então, mãos à obra!

Conquistando a Mulher Ideal

- A primeira tarefa é identificar a vítima! Se você já está apaixonado, tente saber mais sobre ela. Se você quer conhecer uma mulher legal, abra seu coração e apure seus olhos. A deusa da boate dificilmente será a companheira perfeita. Mas também, talvez seja... Um homem inteligente sabe que para uma noite, tem que ser a mais bonita, mas para a vida inteira, tem que ter muito conteúdo! Por que a bunda cai, a maquiagem se lava e a verdadeira beleza vem de dentro. Ok, é um clichê! Mas os clichês existem por que são verdadeiros...

- Seja você mesmo. Desde o início. Evite a velha frase: quando nos conhecemos você era romântico. Quando nos conhecemos, você me levava para jantar. As mulheres se sentem enganadas e decepcionadas quando aquele que parecia o príncipe encantado se torna um sapo! É melhor mostrar o sapo primeiro, e se mesmo assim ela cair na sua, o que não fará quando você mostrar o príncipe que existe em você.

- Mulheres gostam de homens que vão à luta, poderosos e vencedores. Isso é algo que nossas mães incutem na nossa cabeça desde crianças. Lutar pelos seus objetivos só depõe a seu favor.

- Quando não souber o que fazer a respeito de uma mulher, envie flores. Funciona sempre!

- Entenda a cabeça delas: mulheres decodificam telefonemas e atenções como proximidade cada vez maior. Mesmo que você diga: não quero compromisso, ligar para ela sempre e levá-la à festinha do seu sobrinho significa compromisso. Não contradiga suas palavras com ações, nós sempre nos levamos pelas ações.

- Ouça. OUÇA. Mesmo que pareça impossível, esforce-se. Se essa mulher valer a pena, ouça o que ela diz, por que nós dizemos, num momento ou outro, tudo o que é importante para você saber a nosso respeito. Pena que vocês têm ouvido seletivo...

- Ela nunca está gorda, feia, despenteada! Nunca diga isso! Jamais! Em hipótese alguma! A menos que você queira magoá-la. Como ser sincero sem magoá-la? “Você é linda, mas se deseja perder uns quilinhos, eu vou te apoiar.”

- Ainda sobre a aparência dela, vou dizer uma coisa, um macetinho básico para você que nunca consegue detectar quando ela corta o cabelo. Quando encontrar sua amada, diga algo como: Nossa, você fez algo diferente no cabelo? Está tão bonito! Se ela não tiver feito nada, vai ficar contente com o elogio, se ela tiver feito, vai ficar contente por você ter reparado! (golpe baixo eu sei, mas dá certo!) Rsrsrs

- Trate bem a família dela. Ponto.

- Não a bajule o tempo todo! Nós precisamos sentir a falta de vocês... Um amigo meu começou a namorar. Era restaurante caro, buquê de flores, anéis, presentinhos... ele bajulava tanto a moça que acabou descobrindo que ela tinha um caso com outro... Ele era fácil demais! Coloque alguma dificuldade, também gostamos de conquistar vocês!

- Seja fiel. Se você não está preparado para a monogamia, contente-se em ter todas por um dia e nenhuma realmente.

- Mude por ela. Homens se acham perfeitos! Mas nós temos o condão de transformar homens medíocres em grandes homens. É daí a velha frase: por trás de um grande homem sempre existe uma grande mulher! Você sempre pode melhorar o corte de cabelo, a pancinha de chopp, o emprego, o hábito de fumar... Vale a pena.

- Se ela implicar com suas roupas, leve a sério. E não pense que existe uma mulher no mundo que não implica, por que não existe! Nós detestamos passar o dia no salão, para ficarmos lindas para vocês, e vê-los chegar para o cineminha vestidos com camisa puída do seu time de futebol e calças de tectel! Se você quer uma mulher linda, arrumada, cheirosa, uma mulher de causar inveja aos seus amigos, saiba que também gostamos de causar inveja nas nossas amigas! Ah, e perfume... Dolce & Gabanna, Carolina Herrera, Pólo, Armani, Ferrari. Sempre tem um que é a sua cara!

- Coloque na sua cabeça: só existem duas cores aceitáveis de cueca: branca e preta! Se atacar de cuequinha Calvin Klein então... nenhuma filha de eva resiste!

- Seja amigo. Nós mulheres precisamos com muito mais freqüência de alguém para escutar e nos abraçar do que de uma noite tórrida de sexo.

- Falando em sexo, a coisa complica! Por que agradar uma mulher na cama, isso sim, é uma arte milenar que precisa de prática, sensibilidade, conhecimento de anatomia, paciência e perseverança! Mas acho que se você pensar mais com a cabeça de cima que com a de baixo, vai chegar lá. Mas somos muito compreesivas quanto a performance ruim, ou mesmo quanto a "falta" dela, principalmente se você gostar de ficar abraçadinho depois, falando da sua infância, e afagando os cabelos dela.


- Goste de crianças. E tenha sonhos, muitos! E o plano de como alcançá-los. Mulheres não resistem a isso.

- Não seja insuportavelmente ciumento. E nem excessivamente despreocupado. O caminho do meio não serve só pra os Budistas.

- Enfim, não se afaste dos seus amigos, não deixe de jogar sua pelada (uma, no máximo duas vezes por semana), não abandone as coisas que você gosta e que te dão prazer por mulher nenhuma! Não gostamos de homens submissos. Queremos homens de opinião e personalidade ao nosso lado! E gostamos quando vocês têm algo para fazer quando queremos passar a tarde no esteticista!

terça-feira, 17 de março de 2009

Minha amiga cinquentona

Se você achou que eu ia louvar a Madonna de novo, enganou-se!
Há outra cinquentona que é um barato, e já foi adorada por mim, se ainda não é: Senhoras e senhores, Miss Barbie!

Não sei que tipo de menina você foi. Eu fui o tipo que mesmo sendo moleca e brincando perigosamente (haja vista meu joelho cheio de “marcas da infância), eu tinha meus momentos de “menininha”. Era quando eu brincava horas com minhas Barbies. Sim eu tinha mais de uma, apesar de na minha época ser um brinquedo caro. E tinha milhões de roupinhas, sapatos, bolsas, casacos, vestidos de festa...

Minha primeira Barbie foi típica: loira, olhos azuis, vestida (oh ironia!) de Noiva. Como eu me lembro daquele Natal, em que desembrulhei minha número um! Era simplesmente deslumbrante, naquele vestido branco cheio de fru frus, anel de brilhante e colar! Ela vinha com uma escova de cabelos e um vidro de perfume! Eu havia pedido muito aquela boneca, e como minhas amigas todas ganharam Barbies naquele ano, era uma festa quando a gente se juntava para brincar.

E que aventuras fantásticas a gente vivia com nossas Barbies! Todas tinham uma vida completa: profissão, um guarda roupas invejável, namorado (antes de ter o Ken a gente se virava com o Fofão, gente, coitada da minha Barbie namorar o Fofão, lembram do boato de que tinha uma faca dentro dele?...)... Elas faziam viagens incríveis, davam festas memoráveis, às vezes brigavam, mas sempre lindas, loiras, magras, altas, pernas longas, e usando um scapin de salto agulha!

Brinquedos politicamente corretos não eram moda nos anos 80 e 90, quando eu era criança, muito menos quando a Barbie foi criada. Deliberadamente incorreta, a Barbie sempre foi símbolo da valorização do padrão de beleza e estilo de vida americano. Mas com muito glamour, conquistou gerações de meninas de todo o mundo! Que mulher não quer ter um mundo cor de rosa como o da Barbie?

Hoje a Barbie é mais política: bonecas morenas, orientais, negras convivem felizes com as clássicas loiras. E até ganharam versões inspiradas em grandes mulheres, como a presidente alemã, considerada um modelo universal de mulher a ser seguido por sua liderança política.

Quanto a mim, brinquei de Barbie até outro dia! Inesquecível uma vez em que espalhamos no quintal da casa de uma amiga nossos apetrechos: sala da Barbie, quarto da Barbie, Barzinho da Barbie, roupas e panos da Barbie e a campainha tocou... Era o namorado da amiga, vindo visitá-la... que correria arrumamos para guardar os brinquedos antes que ele visse...

quinta-feira, 12 de março de 2009

Rosas vermelhas


Recebi rosas vermelhas do meu amor hoje...
O que dizem mesmo sobre as flores?

Ah sim, "sempre resta um pouco de perfume nas mãos que oferecem flores"...

O Fantástico Mundo do Orkut


Nos anos noventa não existia Orkut, e a gente era o que era no colégio. O rapaz franzino de óculos era só o rapaz franzino de óculos, a menina gordinha era a menina gordinha, o capitão do time de futebol era o capitão do time de futebol, a CDF era a CDF, e assim por diante. Cada um do seu jeito, popular ou não, não nos escondíamos por trás de um perfil inventado, nem de fotos retocadas no Photoshop, nem na máscara de popular com 839 amigos...

Hoje em dia a moçada pode ser quem quiser, pelo menos no Fantástico Mundo do Orkut!

Estive visitando o perfil de alguns ex-colegas do colégio. Principalmente as figuras que ninguém se lembra, que não eram populares, que ficavam quietinhas na sombra da timidez... Parecem artistas de novela e celebridades no Orkut! As meninas mais bonitas, aquelas que a gente invejava, ou engordaram além da conta, ou não se preocuparam em editar as próprias fotos... Algumas ótimas surpresas: aqueles péssimos alunos que por vezes eram humilhados por notas medíocres agora estão ingressando em mestrados e pós graduações – na Europa! Alguns parecem ter uma vida mais emocionante que a da Paris Hilton: Férias no Caribe, pesca submarina... Outros colocam fotos de seus tesouros: carros, animais de estimação, filhos, maridos e esposas...

Às vezes penso que vou pirar de tanto rir ao ver as fotos e recados do pessoal do Orkut! É tanta fantasia que me pergunto se as pessoas realmente acreditam nesse mundo virtual que criam, e se isso lhes trás algum consolo...

O Orkut também é algo que vicia, e deve ser usado com moderação. Eu falo por que tenho Orkut desde a sua criação, desde o tempo em que meu perfil tinha 6 amigos e todo mundo podia ler os recados e ver as fotos de todo mundo... Desde então já tive várias “manias” de Orkut... Participar de acalorados fóruns nas comunidades foi uma delas... Havia um fórum sobre a Revista Veja onde fiz terríveis inimizades... o pessoal levava as divergências políticas ao extremos...

Houve a época em que eu não conseguia conhecer ninguém sem adicionar no Orkut... Bastava ver só uma vez que adicionava... E aceitava pessoas que nunca havia visto... Já fissurei em colocar fotos... Não tinha uma festa, um evento que eu não ficava louca para fotografar e postar no Orkut... E também já briguei com namorado por causa disso... Não podia um “aparente” gatinho me mandar recado que o namorado estressava... Não podia ver alguma piriguete ciscando no scrapbook do meu namorado que já espumava de ódio... Já descobri a senha dele e deletei gente que não queria que ele interagisse... Já fui deletada do orkut de desafetos... Já descobri um fórum sobre pessoas que abandonaram o Orkut por alguma razão qualquer... Já morri de raiva quando a moda não era mandar scrap e sim depoimentos (que a gente não consegue ler se a pessoa não deixar).

Enfim, no Orkut todo mundo se ama, todo mundo é seu melhor amigo, todo mundo te deseja Feliz Aniversário, bom fim de semana, Feliz Natal... No Orkut tudo o que parece ser na verdade não é... É a legítima realidade virtual!

Existem até mesmo empresas que visitam o perfil de um candidato a emprego... O que eles esperam descobrir com o Orkut? Onde a pessoa passou as últimas férias? Que está à procura de um amor? Ou como ela fica de biquíni?

Já tive amor e ódio pelo Orkut. Hoje eu curto com moderação... Deixei no meu quadro de amigos pessoas com quem interajo realmente e não pessoas que nunca vi na vida... Acho que é uma forma de estar conectada a pessoas distantes que eu gosto, mas que a correria do dia a dia não nos deixa encontrar sempre... Até coloco fotos editadas às vezes, como uma brincadeira que fiz num Álbum chamado Like Madonna, em que fiz uma foto inspirada nas músicas que eu gosto dela...

Se sou cem por cento autênica no Orkut? Claro que não! Você é?

terça-feira, 10 de março de 2009

Pra namorar, pra ficar



Domingo passado estava eu à mesa da cozinha, conversando com meu cunhadinho. Sendo um adolescente bem típico, ele tinha acabado de passar o carnaval em Diamantina, mesmo engatando recentemente um namoro. Foi sozinho, curtir o carnaval, já que a namorada não teve permissão para viajar com ele... Garota certinha, de família tradicional...

Meu cunhado é muito calado. Ele não fala muito da sua vida, exceto comigo, que devo representar para ele uma irmã mais velha, ou sei lá, ele se sente à vontade, e exceto quando ele está bêbado, é quando fica hilariantemente falador.

Perguntei por sua namorada anterior, uma loirinha que andou freqüentando o sofá da casa dele. Até brincamos que íamos dividir o sofá, ela e eu. Ele disse que ela nunca foi namorada, e ainda atalhou, o que me deixou meio chocada:

- Ela não é pra namorar, entende?

Não, não entendo!

Século XXI, terceiro milênio, e os homens (neste caso, o menino), mesmo nascidos de uma geração pós feminismo, sexo livre, emancipação feminina e blá blá blá, ainda classificam as mulheres (nesse caso, as meninas) por: essa é para ficar, essa é para namorar?

Com que então os homens e meninos ainda acham graça na mocinha que o pai não deixa viajar e tem hora para chegar em casa?

Paralelos de duas adolescentes:
Morena, pele rosada, comportada, o pai não deixa viajar, cara de inocente (bobinha mesmo), eleita para namorada.

Loira, pele bronzeada, passou o carnaval em Diamantina com os amigos, buscava meu cunhado em seu carro novo, que ganhou ao passar no Vestibular, estudante de Direito, só serviu para ficar.



Afinal, as mulheres seguras, independentes, descoladas, mesmo em pele de meninas, se ainda assustam os homens, devem apavorar os meninos...

segunda-feira, 9 de março de 2009

Mais um Blog

Queria homenagear as mulheres nesse mês de março, e dizer de toda a minha indgnação pelas condições precárias de trabalho das chinesas, pelas reinvidicações primárias das européias, pelas lutas diárias das brasileiras, pela humilhção das afegãs, dizer das minhas limitações e da minha enorme força como mulher, do meu amor infinito por todas as mulheres que fizeram e fazem deste mundo um pouco melhor a cada dia de sua existência, seja presidindo um país inteiro, seja embalando uma criança nos braços de seu barraco na favela.

Mas Saramago já disse melhor que eu, com as exatas palavras que busquei, em seu blog:

http://caderno.josesaramago.org/

A TODAS NÓS, QUE O DIA DAS MULHERES SEJA DE REFLEXÃO E NÃO UM DIA PARA SE GANHAR UMA ROSA!

domingo, 8 de março de 2009

Contradições

Como a gente vive num mundo absurdo, fico muito intrigada com os casos de excomunhão da semana passada!

Dois médicos e a mãe de uma menina pernambucana estuprada pelo padrastro, pelo aborto dos gêmeos que a menina esperava, com 9 anos, sendo franzina e desnutrida e a gravidez de risco. Leia aqui tudo a respeito.

Dei um Google na palavra excomunhão, que já me aterrorizou nos idos anos da infância, quando fazia Catecismo e achava que ia sufocar até morrer se fizesse algo errado na primeira comunhão, como mastigar a hóstia ou algo assim...

Excomunhão é a punição máxima para o integrante oficial da Igreja, que implica excluí-lo de receber os Sacramentos, e o nível máximo prevê até mesmo não receber os Sacramentos fúnebres, sendo o ex fiel considerado amaldiçoado.

O aborto é um dos casos descritos no Código de Direito Canônico de 1983, em que são listadas as faltas gravíssimas passíveis de punição com a excomunhão.

Com todo o meu respeito pela fé Católica, e com minha paixão por igrejas levada ao ponto de colecionar fotos de igrejas por onde passo, e não sossegar enquanto não entro dentro delas para conhecer os altares e as obras de arte, penso que assassinos, estupradores, terroristas, corruptos, que roubam vidas tão preciosas quanto o par de gêmeos infelizes que não veio ao mundo, esses não são passíveis de excomunhão. Esses podem comungar, sentar-se ao lado dos inocentes que agridem numa igreja e prestar sua devoção, podem casar-se e serem enterrados em solo sagrado.

Toda a sabedoria divina têm que estar muito misericordiosa e muito paciente para tolerar toda a burrice humana, mesmo daqueles escolhidos por representantes Dele. E também pela necessidade que certo membro da Igreja teve de colher seus quinze minutos de fama, à custa de homens que empregam sua profissão em salvar vidas.

Lamentável, mas perdoável. Jesus nos ensinou, entre outras coisas, a não julgar nossos semelhantes.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Romântica incurável


Acabo de fazer mais uma aposta no amor...
Confesso que já perdi muito investimento por causa dessa minha incorrigível mania de persistir na velha história do vale a pena amar... Noites de sono, sonhos perdidos, esperanças não alcançadas, lágrimas derramadas e acima de tudo decepções...
Por isso tanta gente tem medo de relacionamentos e de se comprometer... Por isso tanta gente está sozinha, lamentando que não há por aí gente legal e descolada a fim de se relacionar... (li o post sobre isso no blog de uma amiga e fiquei muito comovida).
Mas será culpa nossa ter medo?
É uma atitude tão temerária gostar de alguém, ficar na dúvida se esse alguém vai gostar da gente também, se vai se importar, se vai nos tratar bem, se vai corresponder à altura aos nossos esforços, se vai nos decepcionar até enfim partir nosso coração... Que corajoso se expõe assim a tantos riscos? Gato escaldado tem medo de água fria, não é o ditado?
Eu reconheço que confio desconfiando e gosto na eminência permanente de me despojar desse sentimento, caso seja necessário. Parece que estou sempre em estado de alerta. É como andar num bote em mar revolto, trajando o salva vidas, já preparada para o desastre. Sempre que eu digo “agora vai”, acaba não indo. E tenho que conviver com a sensação de fracasso e com a raiva de mim mesma, por ter mais uma vez entrado no jogo do amor.
Agora estou aqui, imaginando se é possível jogar o mesmo jogo, com o mesmo peão e ainda assim vencer a partida...

terça-feira, 3 de março de 2009

Ai que saudade da Amélia!

Foi-se o tempo em que ser uma excelente cozinheira era coisa de Amélia... Hoje em dia é muito chique saber receber os amigos com um prato especial, “receita de família”...

Tive uma avó que era uma cozinheira de mão cheia, como se dizia... Ela era de um tempo em que não se achava qualquer ingrediente essencial no supermercado da esquina. Às vezes tinha-se que andar quilômetros para conseguir boa carne. E os temperinhos eram plantados no quintal de casa mesmo: pimentas, cheiro verde, salsinha, cebolinha, coentro, erva doce... Tudo muito natural, muito especial, e com muita criatividade. Não havia quem não adorasse a culinária improvisada e saborosa da Dona Gríola! Podia-se chegar a qualquer hora na casa dela que comia-se bolinho de chuva, biscoitinhos polvilhados com canela e açúcar mascavo, acompanhados com um perfumado café coado em filtro de pano. E domingo era uma festa! As massas, o frango ensopado, o tradicional tutu de feijão com calabresa e cebola... dá água na boca só de lembrar aquelas comidas simples, cozidas em panelas antigas, que tinham um tempero que jamais provei igual, desde que minha avó parou de cozinhar para sempre... “ah, deixa disso, menina, é só feijão...” dizia ela toda modesta, quando não conseguíamos conter os elogios. E ela também fazia o milagre da multiplicação, por que na casa da minha avó, comiam quantos chegassem, e sempre aquela fartura que a gente nunca sabia de onde vinha...

E o Empadão de frango? Você acha que conhece Empadão de Frango por que jamais teve a felicidade de provar o da minha avó (que ela chamava de Pastelão). Felizmente essa iguaria não se perdeu, por que um tio aprendeu a fazer, e espero que ele ensine a sua filha, para que as futuras gerações conheçam esse especial prato dos Fiuza. O dele é parecido, mas ainda não é aquele, acho que o ingrediente que falta é o que minha avó colocava de afeição, carinho e devoção, que ninguém sabe imitar, ao amassar com as mãos a massa do Empadão.

Não herdei absolutamente os dotes culinários da minha avó... Lendo Como água para Chocolate, esse livro delicioso da Laura Esquivel, e lembrando da minha avó, tive grande pena de não saber cozinhar. Aliás, cozinhar eu cozinho (muito mal), mas não sei encantar... Por que culinária é encantar os sentidos.

Acho engraçado esses grandes chefs de cozinha ensinando pratos sofisticados em programas de tevê... Uma parafernália imensa, ingredientes que nunca ouvimos falar, medidores, uma alquimia maluca, para uma porção ínfima de comida que mal enche o buraco do estômago e não têm gosto de nada...

Queria vê-los usando uma panela de ferro velha e uma colher de pau, e transformando farinha e água em algo delicioso, para dez crianças esfomeadas num lanche da tarde...